Rodrigo Bueno
Just another WordPress.com weblog

Dicas Sobre Windows, Word, Exel, etc…

Dicas Sobre Windows, Word, Exel, etc…

 

O pessoal tem me pedido mais dicas sobre Windows, Word, Exel, etc… bom, então atendendo pedidos la vão novas dicas…

Senhas

Cuidado com o Papa-Senha! A senha é pessoal e intransferível. A troca de senhas não é obrigatória, mas faz parte do processo de segurança da rede. Se você sabe que alguém além de você sabe sua senha, troque-a.

Compartilhamento de Arquivos

Muitas pessoas querendo usar o mesmo arquivo ao mesmo tempo? Você pode resolver isto utilizando o recurso de compartilhamento de arquivos. Esta facilidade, é permitida nas pastas compartilhadas do servidor. Estas pastas já estão compartilhadas para acesso de todos. Para sua utilização, basta colocar o arquivo que se quer compartilhar dentro da pasta e informar à pessoa com a qual se está trocando informações qual o caminho para acesso ao mesmo.

Fazendo um Atalho no Windows

Atalhos são úteis, práticos, economizam espaço em disco e são muito fáceis de fazer. Para fazer um atalho, selecione a máquina, a pasta e o arquivo que você deseja acessar remotamente. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção “Criar atalho”. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o atalho criado, mantendo-o pressionado, e arraste o mesmo para sua área de trabalho. Pronto! Você já pode utilizar o atalho criado. Mas lembre-se, programas necessitam de instalação antes da criação dos atalhos. A nossa dica serve para aquelas planilhas, relatórios e pastas que são compartilhados por todos.

Backup – Realize um bom Backup

O backup é uma rotina fundamental para evitar a perda de informações devido à inconsistências de aplicativos, problemas de equipamentos e de vírus, bem como deleções indevidas. Para fazer um backup basta copiar os arquivos que se deseja guardar e proteger para disquete, fita DAT ou para outra máquina, em pasta específica para tal. Pode-se fazer troca de “estações backup” com um colega do setor onde você trabalha, armazenando os arquivos de cada um na pasta “USR”* existente na máquina do outro. Desta forma, o colega A terá seu backup na máquina do colega B, e vice-versa. Contudo, cabe salientar que este tipo de procedimento ocupa área em disco e deve ser ponderado antes de sua utilização. É possível utilizar a pasta “USR” do servidor, mas valem as mesmas recomendações quanto à ocupação de área em disco (lembramos que o tamanho máximo de arquivos particulares no servidor é 10MB).
*Seu usuário, ou o nome que você usa no logon da Novell.

Economizando Energia

A EST está sintonizada com a economia de energia! Então, estaremos divulgando algumas dicas a respeito do assunto.
Microcomputadores: Quando o usuário for ausentar-se por pequenos pequenos períodos (até 10 minutos), o monitor de vídeo deverá ser desligado; Quando o usuário for ausentar-se por períodos maiores, e ao final de sua jornada de trabalho, efetuar o desligamento total do equipamento;
Impressoras: Verificar se as impressoras (principalmente as laser, cujo consumo de energia é mais elevado) estão configuradas para entrarem automaticamente no modo economia, em caso negativo, solicitar configuração à Informática; Desligar todas as impressoras ao término do expediente; Racionalizar o uso das impressoras, priorizando a utilização do equipamento próximo ao maior número de usuários, de forma a possibilitar o desligamento de outros equipamentos, em setores de pouca utilização.


Facilitando sua Vida – Teclas de atalho do Windows

Uma dica muito útil, e que também diminui o uso do mouse e as conseqüências do uso do mesmo (DORT, LER), é a utilização de atalhos através da combinação de teclas. A seguir repassamos as combinações mais comuns:

Alt + Enter – Exibe propriedades de arquivo.
Alt + Esc – Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas.
Alt + F4 – Fecha programa.
Alt + Tab – Alterna entre janelas de programas abertos.
Alt + espaço, depois N ou X – Minimiza ou maximiza janela.
Ctrl + Esc – Abre menu Iniciar.
Ctrl + F4 – Fecha janela de programa.
Ctrl + Z – Desfaz última ação.
Print Screen – Captura tela, para colar em programas como o Paint.
Alt + Print Screen – Captura somente janela ativa.
Ctrl + V – Cola tela capturada, para salvar em arquivo.
Shift +F10 – Equivale ao clique com o botão direito do mouse.
Shift + Tab – Retrocede entre itens de um documento.

Pesquisa na Internet – Buscadores

Às vezes você precisa fazer buscas na internet, tanto no seu serviço como em casa? Os buscadores (softwares que encontram o que você pede para pesquisar) nem sempre são eficientes? Pois nós temos uma excelente dica de uma buscador que é “à jato” para achar o que você precisar. Anote o endereço: http://www.google.com.br Solicite a pesquisa em português e a pesquisa Google, que lhe serão mostrados, em segundos, os dados procurados.

Segurança na Internet

A partir desta dica, estaremos divulgando conceitos de segurança na Internet que são muito úteis em casa, e especialmente no trabalho. Muitos destes conceitos estão normatizados. Portanto, a EST está em sintonia com a segurança de mercado, e você deve estar atento ao assunto. Nos aguarde…

Segurança na Internet (I) – Por onde começar?

A segurança começa em casa: Antes de nos preocuparmos com a segurança de acesso via Internet, devemos pensar nas providências físicas que tomamos com o acesso a uma rede. Servidores e infra-estrutura devem estar em um ambiente protegido, onde seja possível controlar o acesso físico aos mesmos. As senhas administrativas (root, superuser, administrador, dependendo do sistema utilizado) devem ser do conhecimento do menor número possível de pessoas e sua utilização deve ser auditada. Os usuários devem ser informados e treinados para compreender a importância das senhas que recebem, e devem ser responsabilizados por seu uso. Todos os equipamentos conectados diretamente a uma rede local devem ser administrados de forma a não possibilitar sua exploração por crackers ou hackers. Tudo isso parece simples e óbvio, mas na prática significa restringir o acesso e o uso a que muitas pessoas estão acostumadas e por isso essas medidas não são em geral bem recebidas pelas comunidades de usuários. Por exemplo, não deve ser permitida, em hipótese alguma, a instalação de software pelo próprio usuário; os usuários devem ser educados e treinados para não receberem ou enviarem arquivos que possam ser portadores de vírus pelo correio eletrônico (isso inclui todos os arquivos com extensões .exe, .com, .bat, .doc, .xls, .ppt, entre muitos outros); as senhas devem ser pessoais e intransferíveis – a prática de funcionários conhecerem as senhas uns dos outros para facilitar o trabalho em caso de ausências deve ser terminantemente proibida. Muitas outras medidas devem ser tomadas, mas estas já dão uma idéia do tipo de dificuldade que se encontra na implementação…

Segurança na Internet (II) – Em especial o E-mail

Segurança na internet é um assunto tão sério que o aumento no mercado de trabalho por profissionais de Segurança de Informação em 2000 foi de 68%.
Preocupe-se com a segurança. Especialmente quando do envio de e-mails, pois na atualidade, o bem mais valioso de uma empresa e de seus empregados são as informações que eles podem produzir.
Dentro do contexto de segurança, a EST possui antivírus para a detecção de mensagens com “spam”, que multiplicam o envio de e-mails ou trazem vírus que contaminam seu computador. Para se proteger deste e outros problemas, siga as dicas dadas aqui.

Segurança na Internet (III) – Firewalls

O mundo digital ainda não faz parte da vida das pessoas como outras tecnologias, o que significa que nós não estamos preparados para ter o tipo de atitude com segurança que seria óbvia em qualquer outra área de atuação humana. Ao sair de casa, trancar a porta é uma providência óbvia, mas proteger sua tela com um “screen saver” com senha não é. Trancar as gavetas da mesa ao sair do escritório é óbvio, mas desligar o micro não é. Ninguém espera dos guardas de segurança que evitem toda e qualquer invasão, mas espera-se isso dos firewalls. Com esta dica, encerramos a série sobre segurança na internet. Não que o assunto seja simples, mas porque as dicas apresentadas ajudam muito à garantir a segurança da informação em casa ou no trabalho, onde nossa Empresa já atua de forma eficaz, preocupada com as informações que circulam na rede.

Suporte – Atualização de programas

É muito importante observar as atualizações de programas que ocorrem em seu micro, permitindo que estas atualizações se completem, pois a não conclusão de uma atualização pode trazer vários problemas ao funcionamento de seu micro. Quanto aos técnicos que acessam as máquinas remotamente, é necessário aguardar que eles terminem o serviço que estão fazendo e esperar que eles dêem retorno, confirmando a conclusão ou não do serviço, pois do contrário todo trabalho pode ser perdido, bem como o estado do micro pode piorar, pela falta da conclusão de execução de um programa.

Precauções gerais com o seu micro

O microcomputador é um equipamento que cada vez mais vem fazendo parte de nossas rotinas, tanto no ambiente de trabalho como em nossas casas. Pelas facilidades e aplicabilidade que possui, devemos ter alguns cuidados, a fim de que ele não venha a nos “deixar na mão”. São precauções necessárias: desligar o computador sempre utilizando o menu INICIAR; desligar e aguardar que o sistema dê a mensagem para desligar; não conectar periféricos (impressoras, monitores e outros) quando o micro estiver ligado, pois este procedimento pode levar à queima das placas de vídeo e outras; quando não estiver usando a Internet, evite deixar o cabo da linha telefônica conectado ao micro, pois a incidência de raios pode levar à queima da placa fax-modem. São procedimentos simples, mas que com certeza podem fazer com que seu micro tenha um maior tempo de vida útil.

Organizando suas pastas

Antes de dar dicas de como nos organizarmos com as nossas pastas e arquivos, vale lembrar que nas estações usadas na EST, todo documento deve ser salvo no disco C:\. Você pode começar criando uma pasta com o seu nome na unidade C. Após este procedimento, podem ser criadas várias subpastas dentro da pasta com seu nome, conforme as suas necessidades. Assim, para cada assunto será criada uma subpasta, e tudo o que diz respeito a este assunto será salvo dentro dessa subpasta. Este procedimento facilita a recuperação de arquivos, bem como possibilita o acesso rápido às informações. Lembre-se de fazer backup das suas pastas particulares. Caso a estação tenha de ser refeita, você não perderá seus arquivos. Podemos fazer backup de arquivos importantes no compartilhamento G, que é o seu espaço no servidor. Mas atenção: só devem ser copiados arquivos importantes para o servidor. E lembre-se que você tem um espaço limitado para usar na rede.

Intranet – Pasta FAVORITOS

Você já deve ter ouvido falar ou já deve ter utilizado a pasta Favoritos do Internet Explorer. Você sabia que, além de armazenar endereços da internet e da intranet, ela pode conter também pastas e arquivos que você acessa com freqüência? Para utilizar este recurso, digite na barra de endereço do IE: \\nome do computador\pasta Clique em Favoritos – Adicionar Favoritos – Escolha um nome para este item – Criar em Favoritos – Escolha um nome para a pasta – OK. Clicando com o botão direito do mouse no Favorito incluído, você ainda pode personalizar o item. Clique em Propriedades – Atalho – Alterar Ícone. Para alterar a ordem de exibição dos Favoritos, segure o ícone e arraste-o para a posição desejada. Desejamos à você um bom trabalho!

Como facilitar a abertura de arquivos

Muitas vezes recebemos arquivos que não estão em nenhum padrão conhecido (.DOC, .TXT, etc.). Normalmente clicamos duas vezes sobre o arquivo e escolhemos abri-lo com o Notepad. Esta operação pode ser muito facilitada se colocarmos o Notepad, e qualquer outro programa que utilizamos com freqüência, na pasta “Send to”, através de C:\windows\SendTo abrindo-a com um duplo clique. Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse NOVO – ATALHO. Escreva o nome do programa a ser utilizado (NOTEPAD, por exemplo), selecione o nome do atalho (de preferência, o mesmo do programa), e finalize. Está pronto para ser utilizado! Escolha um arquivo com extensão não padrão, clique com o botão direito do mouse e selecione ENVIAR PARA. Serão abertas as opções disponíveis, e você poderá encontrar o Notepad. Basta escolhê-lo, que o arquivo será aberto.

Utilização da Área de Trabalho – O que colocar no desktop?

Como é bom ter tudo do que precisamos para trabalhar bem à mão, não é? Contudo, vale lembrar que os recursos devem ser utilizados de forma racional, não prejudicando o desempenho de nosso equipamento e, conseqüentemente o nosso também. Ao colocar os arquivos, pastas, etc. dos quais você se utiliza no seu dia-a-dia na área de trabalho (desktop), lembre-se de colocar somente atalhos. A colocação de arquivos e pastas inteiras neste local, além de estar em desacordo com as recomendações técnicas, ocupa espaço no disco C:\.

Tirando proveito do IE (I) – Pesquisando endereços relacionados

O Internet Explorer é largamente utilizado na EST para acesso às páginas da intranet e também para acesso à internet. O acesso à internet é utilizado por você em sua casa ou escritório também. Pode ser muito útil, para uma pesquisa que se esteja realizando, que você saiba quais páginas possuem a mesma categoria do site atual. Para pesquisar endereços relacionados, execute FERRAMENTAS – MOSTRAR LINKS RELACIONADOS. O Internet Explorer abre o painel de pesquisa e exibe uma lista de sites associados.

Tirando proveito do IE (II) – Transferência de Bookmark

Você reuniu em seu Internet Explorer uma preciosa coleção de links favoritos. Que tal transferi-los para o seu notebook ou para o micro de sua casa ou escritório? No microcomputador que abriga a coleção, acione ARQUIVO/IMPORTAR E EXPORTAR. Aparece um assistente. Avance até o ponto onde você poderá indicar a ação EXPORTAR FAVORITOS. O assistente irá salvar o arquivo BOOKMARK.HTM, normalmente no diretório MEUS DOCUMENTOS. Copie esse arquivo e leve-o para o segundo microcomputador. Nele, abra o mesmo assistente no Internet Explorer e escolha a opção IMPORTAR FAVORITOS. Indique onde está o arquivo BOOKMARK.HTM.

Tirando proveito do IE (III) – Teclas de atalho

O Internet Explorer também possui atalhos de teclado, que podem facilitar sua utilização. Citamos os mais comuns:

Ctrl N – Abrir nova janela.
Ctrl P – Imprimir a página atual.
Ctrl A – Selecionar toda a página.
Ctrl F – Localizar (na página).
Esc – Parar.
F5 – Atualizar a página.
F11 – Ligar/Desligar tela inteira.
Alt seta esquerda – Voltar.
Alt seta direita – Avançar.

Tirando proveito do IE (IV) – Voltar e avançar

Quando estamos navegando na Internet e queremos voltar à uma página acessada anteriormente, utilizamos os botões VOLTAR e AVANÇAR do Internet Explorer. Isto você já sabe. Mas, e se quisermos voltar, por exemplo, 5 páginas? Teremos que voltar uma a uma? Na verdade, não. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o botão VOLTAR ou AVANÇAR, que ele exibe uma lista das 10 últimas páginas visitadas. Fácil, né?

Visualizando a barra de Atalhos do Office

Caso você deseje utilizar a barra de atalhos do Office, mas não conseguir visualizá-la, não se desespere, pois é muito fácil resolver este problema.
Basta clicar no menu
INICIAR, em seguida escolha a opção PROGRAMAS, logo após clique em FERRAMENTAS DO MICROSOFT OFFICE, e após clique em BARRA DE ATALHOS DO MICROSOFT OFFICE

Caso essa opção não esteja disponível para você, acesse INICIAR, depois em  PESQUISAR, logo após em  ARQUIVOS OU PASTAS   e procure “ BARRA ”. Clique duas vezes no ícone que possuir um    “ QUEBRA CABEÇA ” como símbolo – Barra de Atalhos do Microsoft Office, e confirme a exibição automática. O Office exibirá a barra de ferramentas em sua área de trabalho.  

Qualquer dúvida entre em comigo.

Nenhuma resposta to “Dicas Sobre Windows, Word, Exel, etc…”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: